A Dor que Cala: O Que Aprendi com o Dr. Leonardo Rosa no DidáticoCast

Se tem uma coisa que aprendi gravando o DidáticoCast com o Dr. Leonardo Rosa, é que a dor não é só um sintoma — ela pode ser uma doença. E pior: muita gente aprende a conviver com ela como se fosse normal.

Neste episódio (que está logo abaixo para você assistir ou ouvir), conversamos sobre algo que, de alguma forma, afeta todos nós: a dor crônica — física ou emocional — que paralisa, adoece e tira a nossa qualidade de vida.

Dr. Leonardo é médico anestesista e atua na medicina intervencionista da dor, uma área ainda pouco conhecida no Brasil, mas absolutamente transformadora. Falamos sobre os tipos de dor, os mitos sobre cirurgias, as soluções modernas e minimamente invasivas que existem entre um anti-inflamatório e uma cirurgia, e, principalmente, sobre a importância de olhar para o paciente como um todo — corpo e mente juntos.

A dor da alma também dói no corpo

Um dos trechos que mais me marcou foi quando ele disse:
“A dor mostra o pior de uma pessoa. Quem sente dor constante se transforma: fica irritado, ansioso, perde a vontade de viver. E tudo pode começar com uma simples dor no ombro.”

Essa fala me fez refletir não só sobre o impacto da dor crônica no corpo, mas também sobre o quanto nossas emoções somatizam no físico. Muitas vezes, o que parece ser só uma dor nas costas, pode ser o acúmulo de estresse, frustrações, traumas e silêncios mal resolvidos.

O episódio está no ar

Se você sofre com alguma dor ou conhece alguém que vive com limitações por causa dela, este episódio precisa ser ouvido.
Mais do que conhecimento médico, esse papo entrega empatia, acolhimento e um verdadeiro convite para recomeçar.

🎧 Assista ou ouça o episódio completo abaixo:

Se fizer sentido para você, compartilhe com alguém que precisa ouvir isso hoje.

Vamos juntos continuar ampliando essas conversas.

– Bruno Bonfante

Rolar para cima